Feijão tropeiro

Feijão tropeiro 300x200 Feijão tropeiroEsta é uma versão do clássico feijão tropeiro.Tomei a ousada decisão de deixar essa maravilha da cozinha mineira, eu diria, menos calórica, sem alterar o sabor. Substituí o tradicional toucinho e paio por bacon e linguiça, ambos de peru – vejam a dica. Deu tudo certo. Delícia de se tirar o chapéu!

Ingredientes

6 fatias de bacon de peru picadinhas
150 g de linguiça de peru defumada cortada em rodelas ou cubinhos
½  xícara de água
1 colher (sopa) de vinagre
4 ovos grandes
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
1 cebola média picada
3 dentes grandes de alho amassados
½ pimentão vermelho cortado em cubinhos
2 colheres (chá) de colorau (uso urucum em pó)
½ colher (chá) de cominho em pó (opcional)
3 xícaras de feijão cozido al dente e escorrido (usei feijão rosinha)
Pimenta a gosto (uso malagueta picadinha)
Sal a gosto
4 a 5 colheres (sopa) de farinha de mandioca
3 a 4 cebolinhas verdes picadas
Folhas de coentro picadinha

Modo de Preparo

Em uma frigideira média, sobre fogo moderado, frite o bacon e a linguiça até dourar, mexendo de vez em quando. Tansfira-os para um papel toalha; deixe de lado.

Na mesma frigideira, coloque a água e o vinagre.  Leve ao fogo moderado e deixe ferver. Quebre os ovos, um de cada vez, em uma tigelinha e adicione-os  cuidadosamente sobre a água fervendo.  Tampe a panela, e deixe-os cozinhar, sem mexer. Quando estiverem firmes, corte-os em pedacinhos;  retire do fogo e também deixe de lado.

Em uma frigideira grande, sobre fogo moderado, aqueça o azeite, acrescente a cebola, o alho e refogue até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Junte o pimentão, o colorau, o cominho (caso esteja usando), tampe a panela e cozinhe por 2 a 3 minutos. Adicione o feijão escorrido e ½ xícara de água; misture. Tempere com a pimenta e o sal. Abaixe o fogo, tampe e deixe ferver por 5 a 7 minutos até o feijão pegar o gosto do tempero e ficar macio sem se desmanchar (se necessário, acrescente mais água). No final do cozimento, adicione o bacon e a linguiça. Retire do fogo; adicione a farinha misturando delicadamente. Acrescente os ovos, a cebolinha, o coentro e sirva ainda quente.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Cozinhe o feijão de acordo com as instruções da embalagem, lembrando que ele deve ficar cozido al dente. Ele pode ser preparado com até três dias de antecedência e guardado na geladeira no próprio líquido em que foi cozido. Momentos antes de preparar a receita, traga-o à temperatura ambiente.

Dica:Usei Turkey Bacon – 60% less fat (menos gordura e sal do que o bacon de porco) e lingüiça Hardwood smoked turkey 65% less fat (menos gordura que o paio). Ambos são livres de glúten (gluten free). Segundo informaçães contidas na embalagens.

Related posts

Comentários

Send this to a friend