Molho básico de tomate

Molho basico de tomate 1 1024x748 Molho básico de tomateEste molho é feito com tomates frescos, vinagre balsâmico e anchovas; pode ser usado em pratos variados e em diferentes estilos. Para um resultado saboroso é importante que os tomates sejam de boa qualidade e que estejam bem maduros.   

Ingredientes

⅓ de xícara (75 ml) de azeite de oliva

2 cebolas grandes bem picadas

4 dentes grandes de alho amassados

2 kg de tomate bem maduro, sem pele e sem sementes (veja a dica)

4 colheres (sopa) de massa de tomate

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

3 a 4 filés de anchovas  picados

2 folhas de louro

3 ramos de salsinha

1 ramo de majericão

1 colher (chá) de orégano seco

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Tomates: em uma panela grande, coloque 1 ½ a 2 litros de água para ferver. Enquanto isso, faça um corte raso em forma de cruz em uma das extremidades de cada tomate. Coloque-os na água fervente por 1 minuto, ou até a pele começar a se soltar. Escorra, deixe esfriar um pouco; tire a pele. Transfira para uma peneira grande, apoiada sobre uma tigela; abra cada um e retire as sementes. Coloque os tomates em outro recipiente para picá-los em seguida e pressione as sementes na peneira para extrair o máximo de líquido possível; reserve. Descarte as sementes. Pique os tomates grosseiramente.

Molho: em uma panela grande, sobre  fogo moderado, aqueça o azeite, junte a cebola e frite até murchar. Acrescente o alho e refogue até dourar ligeiramente. Junte o tomate picado, a massa de tomate, o vinagre balsâmico, o açúcar mascavo e as anchovas. Misture com uma colher de pau, amassando bem as anchovas. Acrescente o caldo extraído dos tomates e o restante dos ingredientes, tampe a panela, reduza a chama e cozinhe por 45 minutos, mexendo de vez em quando até que os tomates se desmanchem. Sirva logo ou deixe esfriar completamente e congele por até 2 meses.

Rendimento: 3 a 4 copos

Sugestão: Prepare o molho em quantidade e guarde-o em porções individuais no congelador por até 2 meses.

Dica: Para obter 1 ½ kg de tomate sem pele e sem sementes serão necessários 1,7 kg a 2 kg de tomates inteiros. Use uma machucador manual para pressionar as sementes na peneira e extrair o máximo de líquido possível.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Related posts

Comentários

Send this to a friend