Pão de fubá de milho com semente de girassol

Pão de fubá de milho com semente de girassol Pão de fubá de milho com semente de girassolMaravilhoso, quentinho ou morno, simplesmente com manteiga ou azeite de oliva. Se você aprecia o sabor delicado e benefícios da semente de girassol, aqui está uma boa maneira de usá-la – veja a dica!   

Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento seco para pão

1 ½ xícara (225 g) de fubá de milho

3 ¼ xícara (450 g) de farinha de trigo

1 xícara (250 ml) de água morna (105° – 115°C / 40° – 45°F)

⅔ de xícara (150 ml) de leite morno (105° – 115°C / 40° – 45°F)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 ½ colher (chá) de sal

80 a 100 g de sementes de girassol levemente tostadas (veja a dica)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, coloque o fermento, metade do fubá, ½ xícara da farinha de trigo e misture. Acrescente, aos poucos, a água morna, misturando com uma colher de pau até os ingredientes se juntarem e se formar uma pasta grossa. Cubra e deixe fermentar em lugar abafado por 30 – 40 minutos, até criar bolhas na superfície. Adicione o leite morno, o azeite, o fubá restante, o sal e ½ xícara da farinha de trigo. Misture no início com uma colher de pau e depois com as mãos. Aos poucos, acrescente a farinha restante até se obter uma massa lisa – você poderá não precisar usar toda a farinha ou, ao contrário, poderá precisar usar mais um pouquinho).

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse por 10 minutos até ficar macia e maleável.

Unte bem a tigela e role nela a massa trabalhada. Cubra e deixe descansar em lugar abafado por uma hora ou até dobrar de volume.

Polvilhe com fubá uma assadeira grande e deixe-a de lado. Abaixe a massa e retorne com ela à superfície enfarinhada. Trabalhe-a rapidamente e, aos poucos, vá adicionando as sementes de girassol; forme um pão redondo ou oval e achate levemente. Transfira-o para o centro da assadeira polvilhada. Cubra-o com filme plástico. Deixe crescer em lugar abafado por uma hora ou até dobrar de volume.

Preaqueça o forno a 425°F (220°C).  Com uma faca fina e amolada, faça um corte raso na superfície da massa do pão; polvilhe-a levemente com fubá. Leve para assar por 15 minutos. Reduza a temperatura e continue assando por mais 20 – 25 minutos, até o pão dourar a superfície. Retire do forno, deixe amornar na assadeira por 15 a 20 minutos.  Sirva-o quente ou morno, inteiro ou fatias.

Rendimento: 1 pão

Sugestão: O pão pode ser preparado com fubá fino (mimoso) e, também com polenta fina. Para acelerar o processo de crescimento da massa do pão, aqueça a tigela com água bem morna (não fervente), seque-a e pincele-a levemente com óleo, coloque nela a massa trabalhada e cubra. O calor da tigela fará a massa aumentar o volume muito mais rápido, diminuindo o tempo de crescimento total.

Dica: A semente de girassol contém vitamina B6, que previne a perda de cabelo pois aumenta o suprimento de oxigênio para o couro cabeludo. A saúde da pele aumenta devido à vitamina E das sementes.

 

 

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend