Brasileiro pega 23 semanas de prisão por alerta terrorista falso

Foto20 USCIS Brasileiro pega 23 semanas de prisão por alerta terrorista falso
Clébio P. de Lima, de 43 anos, confessou ter enviado a carta de “alerta” ao escritório do USCIS (detalhe) com o objetivo de prejudicar o namorado da ex-esposa

Clébio P. de Lima, de 43 anos, morador em Quincy (MA), será posto em processo de deportação depois de cumprir a pena

Em 31 de julho, o réu Clébio P. de Lima, de 43 anos, foi sentenciado por ter enviado uma carta ao Departamento de Cidadania & Serviços Migratórios (USCIS) na qual ameaçava um ataque armado à escola South Boston, em 2018. O brasileiro residia em Quincy (MA) e foi condenado pelo juiz da Corte Distrital, Nathaniel M. Gorton a servir 23 semanas de prisão. Ao final da pena, ele será posto em processo de deportação. Em junho, ele assumiu a culpa com relação à acusação de ter mentido para autoridades federais. As informações são do Departamento de Justiça (DOJ) na jurisdição de Massachusetts.

Em fevereiro de 2018, o escritório do USCIS em Boston recebeu uma carta escrita à mão em português alegando que um indivíduo identificado pelo nome de “Mário” realizaria um ataque armado na escola South Boston. A carta dizia que tal “Mário” havia comprado 2 armas e planejava comprar mais. A carta concluía dizendo, “eu os convido a agirem, confio em vocês. Obrigado pela grande segurança deste país”.

Após uma investigação, foi determinado que tais alegações contidas na carta eram falsas e que Lima enviou a carta ao USCIS na esperança de que o Governo Federal prendesse o namorado da ex-esposa. Durante a interrogação feita pelos agentes do USCIS, em setembro de 2018, o suspeito mentiu ao negar qualquer conhecimento sobre a carta não assinada e enviada ao USCIS.

Os promotores públicos Andrew E. Lelling e Joseph R. Bonavolonta, o agente especial do FBI na jurisdição de Boston (MA), Jason Molina, anunciaram a sentença. O procurador de justiça George P. Varghese, da Unidade de Segurança de Lelling, foi responsável pelo caso.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend