Drogas

drugs 300x163 DrogasCheguei em casa decidido, com aquela idéia na cabeça. Após o jantar, reuni a mulher e os filhos:

– Tá na hora da gente ter uma conversa sobre drogas.
No meio daqueles seis olhos arregalados, puxei uma matéria que havia encontrado numa revista e comecei a ler em voz alta:
– Cannabis Sativa, também conhecida como cânhamo, é uma planta muito antiga. Há milhares de anos, os chineses já usavam para extrair uma fibra, que depois virava tecido para confecção de roupas. As caravelas, na época em que Cabral descobriu o Brasil, usavam velas feitas dessa fibra. É uma planta que também serve de remédio. Para tratamento do glaucoma, do câncer…
Foi quando meu moleque interrompeu:
– Essa Cannabis aí não é a maconha?
– Isso mesmo. Cannabis Sativa, é o nome científico da coisa. Tô aqui lendo isso, pra vocês poderem entender a importância dessa planta. E continuei:
– Um século atrás, quase 100% do papel usado no mundo era feito dela. Os primeiros jeans foram produzidos com fibras de cânhamo. Dá pra fazer sapato, roupas, tinta, combustível, chocolate e até shampoo.
E aí minha filha, fazendo graça, mandou:
– Tá, já deu pra entender. Agora vamos pra aula prática: como enrolar um baseado.
Depois de rirmos muito, completei:
– Achei que era importante a gente poder conversar em família sobre as drogas. Vocês estão numa idade em que começam a experimentar de tudo por curiosidade e precisam estar bem informados.
Minha mulher entrou no papo:
– É interessante como uma planta de tanta importância se transformou em erva proibida. O cigarro e o álcool acabam com a saúde de qualquer um e estão por aí, liberados.
E fomos adiante, tentando explicar a eles que o problema não é apenas o efeito da droga em si, mas a dependência que cria e toda a barra pesada que a coisa envolve. O consumo de drogas realimenta uma rede criminosa de tráfico que contribui, cada vez mais, para o aumento da violência nas grandes cidades.
Já era fim de noite, eles começaram a ficar cansados e foram dormir. No dia seguinte tinham aula cedo. Meu filho me deu um beijo de boa noite:
– Aí pai, valeu! Amanhã vou chegar na escola com essa novidade. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil numa caravela de maconha!!! Mó onda aêee…

Related posts

Comentários

Send this to a friend