Batatas assadas com alho e alecrim

As batatas geralmente são fáceis de fazer e possuem muitos atributos saudáveis. Aqui está uma maneira muito rápida de prepará-las.

Ingredientes: 4 a 6 porções

4 a 5 batatas grandes, descascadas

8 a 9 dentes de alho inteiros e com cascas

1 colher (sopa) de alecrim frescos ou 1 colher (chá) de alecrim seco

¾ xícara (175 ml) de um bom azeite de oliva

Sal e pimenta moída

Modo de preparo:

Aqueça o forno em 400°F (200°C). Unte com óleo, uma travessa refratária, oval, quadrada ou retangular, com tamanho suficiente para acomodar as batatas em uma só camada.

Corte as batatas em fatias finas tendo o cuidado de mantê-las em seu formato original. Com uma espátula larga, transfira uma batata de cada vez para a vasilha preparada. Presione levemente cada batata para que as fatias fiquem um pouco inclinadas. Arrume-as bem próximas uma da outra, mas sem deixar que se toquem. Distribua os dentes de alho nos intervalos entre as batatas. Eles devem tocar no fundo da travessa. Espalhe o alecrim e despeje o azeite, em fio, sobre as batatas. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve as batatas ao forno para assar regando, uma ou duas vezes com o azeite que acumula no fundo da travessa, por 30 minutos ou até que as fatias fiquem macias e levemente coradas nas bordas. Não deixe assar demais para que não se quebrem ao serem servidas. Para testar se estão assadas, espete uma fatia com a ponta de um garfo. As batatas devem ficar macias, porém firmes.

Retire do forno e sirva-as ainda quentes dentro da própria travessa.

Estas batatas são excelentes para acompanhar vários tipos de carne, ave ou peixe.

Sugestão: o alecrim faz um boa combinação com as batatas, mas se desejar substitua-o por tomilho ou orégano frescos ou secos.

Dica: escolha batatas novas e firmes, as douradas são perfeitas para esta receita.

Related posts

Comentários

Send this to a friend